That Girl: Como Podes Aumentar A Tua Criatividade?

domingo, abril 29

Como Podes Aumentar A Tua Criatividade?



Ultimamente e felizmente, o meu bloqueio criativo simplesmente desapareceu e foi então que me ocorreu a ideia "que tal partilhar com as pessoas que estão na mesma situação, as coisas que resultaram comigo para o desbloqueio?". E, então, surgiu esta publicação e espero que gostem. 

1. Ouvir música
Uma coisa que resulta bastante comigo é ouvir música. Fiz uma playlist no Spotify com músicas calmas para descontrair e deixar as ideias fluirem naturalmente. 

2. Anotar ideias
Este é um passo muito importante. Sempre que vos vem uma ideia à cabeça, apontem. Pode até ser a ideia mais absurda de todas mas pode ser um ponto de começo. Se são mais tradicionais, como eu, então andem sempre com um bloco de notas e uma caneta com vocês. Caso contrário, sempre têm o telemóvel à mão para anotarem!

3. Não escrevam sobre pressão
Escrever sobre pressão é um enorme erro e é a pior coisa que podem fazer. Deixem as ideias virem à tona naturalmente. Escrevam por escrever e não por obrigação.

4. Aprecia os acontecimentos à tua volta
Vai a um parque ou a um café e capta todas as coisas. Capta principalmente aquelas que te podem servir de inspiração para escrever. Um discussão, um casal, tudo pode servir para dares asas à imaginação e escrever!

5. Lê!

6. Faz um detox de redes sociais
Muitas pessoas podem achar que isto não é importante, mas pensem comigo: quando vocês estão-se a sentir mal, abrem o instagram e só conseguem ver fotos de pessoas felizes, a passear e a terem os melhores momentos da vida delas. O que é que vos acontece? Vocês ficam ainda piores! E isso prejudica o vosso bloqueio criativo. Por isso, quando estiverem assim, não abram as redes sociais. Saiam à rua e respirem o ar fresco. Vão passear e esqueçam que o telemóvel existe e vão-se sentir muito melhor!

Quem já teve um bloqueio criativo?
Que dicas têm a dar?

21 comentários:

  1. Há alturas em que a nossa inspiração/criatividade parece que vai de férias. E não há problema, também faz parte. Acho que o importante é mesmo nunca forçarmos, porque isso só vai fazer pior.
    Tenho sempre um caderno comigo, onde aponto as ideias que vou tendo e os temas que gostava de abordar no blogue. E isso ajuda-me imenso não só a ter mais material, como também facilita na hora de planear a semana. Além disso, gosto de escrever com antecedência e aproveitar os momentos de maior inspiração para trabalhar as várias ideias :)
    Ouvir música, para mim, é fundamental!

    Gostei bastante das dicas e concordo com todas :)

    ResponderEliminar
  2. Todos nós passamos por bloqueios criativos e, nessas alturas, o melhor mesmo é não forçar. Embora agora eu esteja a aprender a escrever mesmo inspiração e, por vezes, de que começo a escrever, ganho-a.
    Gostei muito das dicas :). Anotar as ideias é a que me ajuda mais.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  3. Concordo com todas....de vez em quando tento desligar das redes sociais...e a verdade é que faz muito bem :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Concordo completamente! Faz um bem tão grande desligarmo nos das redes sociais, sair à rua (a maioria das vezes é lá que arranjamos temas novos e diferentes) e sem dúvida que a música é uma ótima forma de fluir pensamentos, uma palavra que esteja na letra e vem uma ideia atrás da outra ahah

    Um beijinho enorme **

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito das tuas dicas. Acho que toda a gente já sofreu bloqueios criativos, o truque é não forçar nem apressar por isso. Tudo volta ao normal! :)

    beijinho
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar
  6. Adorei o post!
    Anotar ideias ajuda-me muito e, para além disso, gosto de escrever quando estou calma. Não adianta mesmo tentar escrever algo se estiver num estado mais stressado ou a sentir-me pressionada a acabar!

    Beijinhos!
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  7. Adorei as dicas, principalmente a última! As pessoas vivem tao obcecadas com as redes sociais que, estejam bem ou mal, é lá que acabam por parar ahah
    Para além do que referes, eu também costumo ir guardando imagens que me inspiram, artigos que gostei, assuntos a pesquisar :)

    Beijinhoos,
    santiago | facebook | instagram

    ResponderEliminar
  8. ahahaha acredito :D

    ótimo post :D gostei imenso das dicas!

    NEW REVIEW POST | THE FIRST REVIEW OF MY MOTHER TO YOU. :o
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  9. Por acaso não me é muito habitual ter um bloqueio criativo, porque tenho sempre ideias novas anotadas que vou guardando ao longo dos tempos! Para mim, essa é mesmo a dica essencial!

    Beijinhos,
    www.the-mjournal.com

    ResponderEliminar
  10. Por vezes costumo ter um bloqueio criativo... excelentes dicas! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Tenho muitas vezes bloqueio criativo e isto vai ajudar imenso!
    Boa publicação, beijinhos ��

    ResponderEliminar
  12. gostei imenso das dicas, estou neste momento num bloqueio criativo e o facto de grande parte do meu dia ser dedicado à faculdade, tem contribuindo para a minha falta de inspiração. anotar ideias, ouvir músicas e fazer um detox das redes sociais ajuda imenso.
    Tenho aproveitado para ler livros, e ir começando aos poucos a escrever novos post e a voltar mais ao ativo, pois adoro o blog e deixa-me mesmo triste não conseguir publicar com a frequência que queria...

    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Tenho tanto bloqueios criativos, é péssimo! :(

    www.catmorais.com

    ResponderEliminar
  14. Que dicas maravilhosas.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. pois era o que deveria de fazer mas, não é facil haha

    Beijinhos
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  16. Não costumo ter bloqueios, mas faço muito do que dizes no meu dia a dia, não só para o blog mas para a minha vida!

    Beijinhos
    https://titicadeia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Tenho muita vez bloqueios criativos e adorei as dicas, muito boas! Tenho de começar a ouvir mais música e ter o hábito de apontar tudo aquilo que me vem à cabeça!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  18. Olha adorei o teu post porque agora com o Príncipe a criatividade torna-se mesmo muito secundária LOL

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  19. Isso é um grande problema principalmente para quem tem muitas publicações semanais como eu.
    Por isso tento estar sempre informada sobre tudo para ter sempre assuntos para falar.
    Mas são boas dicas.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo teu comentário! É muito importante!