That Girl: Fiz Voluntariado! | Como Foi A Experiência

sexta-feira, setembro 29

Fiz Voluntariado! | Como Foi A Experiência


Voluntariado


É verdade, fiz mais um check  na minha lista de resoluções para o ano de 2017. Para quem não sabe, na minha lista de coisas que queria fazer este ano estava lá "fazer voluntariado" e no passado sábado, dia 23, fiz, pela primeira vez na minha vida, voluntariado!
Quem recebe a minha newsletter já sabe disto em primeira mão! Se queres receber também novidades em primeira mão, subscreve a newsletter na barra lateral do blog!
Queres saber como foi a minha experiência? Continua a ler!


Voluntariado
(como podem imaginar não ia colocar a foto com as caras deles pois não tenho permissão!)


A pergunta geral, que normalmente se instala na cabeça de todos é: "em que consistiu afinal o voluntariado?". O voluntariado que fiz foi recolher alimentos para animais abandonados! Era uma recolha de alimentos nacional patrocinada pelo Continente em parceria com a Animalife! 
Foi durante o fim de semana todo e eu fui no primeiro turno! Estavam mais duas pessoas comigo e este turno começava às 9h e acabava às 13h. 

De manhã, levantei-me por volta das 8 horas pois ainda demoro 15 minutos a chegar ao Continente, vesti-me, calcei umas sapatilhas e tomei um pequeno almoço reforçado pois já sabia que ia passar aquelas horas sem comer e só ia beber água. 
Saí de casa e quando lá cheguei já lá estavam as duas pessoas que me iam acompanhar neste primeiro turno! E aí começou a minha grande aventura. Estava extremamente nervosa pois tinha medo de que ninguém levasse um alimento e que, no fim do turno, não tivessemos quase nada mas enganei-me redondamente!
À medida que foram saindo pessoas mais alimentos chegavam. É óbvio que muitas vezes não era tarefa fácil pois ouvíamos respostas que custavam a ouvir mas outras eram do melhor que podíamos ouvir!
Como podem imaginar, muita gente passava por nós como se tivessemos alguma espécie de uma doença rara e contagiosa e que não se podiam chegar perto de nós mas outras vinham ter connosco a perguntar o que estavamos a fazer. Havia pessoas que nos diziam "eu não posso dar muito, mas trago alguma coisa"; mulheres que quase choravam porque os maridos não as deixavam trazer algo, por mais pequeno que fosse; mães que incentivavam os filhos a participar em coisas assim quando fossem adultos; pessoas a dizerem que matavam os cães todos, se pudessem; outras diziam que era injusto estarmos a recolher para os animais e não para as pessoas que precisavam! 

Depois daquelas 4 horas sempre em pé, fiquei tão contente com o que via! Só num turno tínhamos enchido a caixa de metal e mais um carrinho das compras! Saí de lá, então, às 13h, satisfeita comigo mesma e com o trabalho que tinha realizado! No fim da recolha, no domingo, recebemos uma mensagem com tudo o que se tinha recolhido! Fiquei tão contente por ver números tão grandes, de comida, lixívias, comedouros, brinquedos! Encheu-me o coração tudo aquilo!
Deixo com vocês uma foto que tirei no final do meu turno! É ou não é reconfortante ver tudo isto?


Voluntariado

 E, para não me alongar mais, só vos quero dizer: ajudem com o mínimo que seja! Não virem a cara e corram quando alguém vos vem pedir este tipo de ajuda. Quem diz para os animais diz para as pessoas! Essa simples ação pode mudar muitas vidas humanas e animais! A mim este voluntariado encheu-me o coração e fez com que eu mudasse a maneira como eu via certas coisas!

Contem-me, vocês já fizeram voluntariado?
Costumam dar alguma coisa nestas situações?


16 comentários:

  1. Nunca fiz voluntariado, mas desde de pequena que vejo os meus pais a dar sempre alguma coisa e isso passou para mim.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Que gratificante! E foi por uma excelente causa mesmo. Fico muito contente por terem feito uma recolha tão grande <3
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  3. Que bom, fiquei tão feliz com os resultados! Eu também já fiz voluntariado :)

    Beijinho,
    www.al-duque.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Adoraríamos fazer voluntariado!
    Beijinhos
    http://damselme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Também já fiz voluntariado, mas foi num canil/gatil aqui onde moro. Adorava fazer um desse género, de recolha de alimentos para animais. Ajudo sempre que me pedem, por muito pouco que seja, faz uma enorme diferença.
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Adoro a causa pela qual "lutaste"! Muitos parabéns, mesmo!
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Sentir que fazemos a diferença é reconfortante!
    Já fiz voluntariado, mas o meu consistia em visitas domiciliárias a idosos. Muitas vezes, ficava de coração apertado, por saber que eram pessoas que estavam, maioritariamente sozinhas, mas quando vinha embora sentia uma certa paz, porque durante aquela hora (ou o tempo que fosse) fazíamos com que a solidão fosse menor

    ResponderEliminar
  8. Deste género nunca fiz mas costumo colaborar :)
    Parabéns!!

    ResponderEliminar
  9. és um orgulho e um modelo a seguir, com toda a certeza bby <3

    ResponderEliminar
  10. Eu adoro fazer voluntariado! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Nunca fiz voluntariado, mas é algo que está sem dúvida nos meus planos. O mais parecido com isso que fiz foi passar algumas horas com alguns idosos e isso é algo realmente reconfortante, ver os sorrisos dos outros que nos enchem o coração. Pretendo fazer muitas coisas nesta área do voluntariado, porque além de termos a capacidade de mudar um bocadinho (por mais pequeno que seja) do mundo, podemos também ajudarmo-nos a nós próprios.

    Beijinhos grandes,
    http://inesmartinsxx.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Já pensei em inscrever-me para fazer voluntariado, mas depois foi uma ideia que foi ficando esquecida

    ResponderEliminar
  13. Uma experiencia enriquecedora sem duvida :) Tenho mesmo de fazer tambem :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  14. Nunca fiz voluntariado mas é algo que gostava muito de fazer!

    https://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo teu comentário! É muito importante!