That Girl: ACMA: As minhas festas de aniversário sem... Chocolate?

quinta-feira, maio 25

ACMA: As minhas festas de aniversário sem... Chocolate?


ACMA

Mais uma vez aqui está um post com o grande projeto “ACMA (A Cultura Mora Aqui)” e o tema deste mês é “Festas, Festejos e Festividades”.
Se virmos bem este tema dá para falar de 1001 coisas sem nos tornarmos óbvios. Então, depois de tanto pensar e de trocar algumas ideias com a Joana do projeto, decidi que ia falar das minhas festas de infância. Porquê? Perguntam vocês. A resposta é muito simples. Eu sou alérgica ao cacau. Por isso já estão a imaginar o caos que não era quando eu era convidada para festas de aniversário dos meus amiguinhos.

Como toda a gente sabe, as festas dos mais novos são cheias de coisas com chocolate. E as que eu ia não eram exceção! Tudo tinha chocolate e eu não podia comer nada. Só pão ou gelatina se houvesse.
No início, quando ainda ninguém sabia da minha alergia, custava-me um pouco a ir às festas porque eu sabia que não ia ter nada de guloseimas para comer. Mas depois quando se começou a saber que eu era alérgica ao cacau, já tinha mais variedades de sobremesas mas não como há agora pois na altura não havia substitutos ao cacau! Havia sempre uma bolo, ou uma sobremesa fria feita de propósito para mim! Aí até eu me sentia importante!
Agora já não me custa nada ir a uma festa e não ter nada sem chocolate. Já não é algo que me preocupe muito! E, felizmente, agora, há um substituto ao cacau que é a farinha de alfarroba. Estranho? Eu também pensei isso quando me disseram mas a verdade é que fiz um bolo mármore com esta farinha e ficou divinal!
Vocês também podem experimentar essa receita porque como eu sou uma querida vou partilhar com vocês. Além de ser um bom substituto ao cacau é muito saudável!
 
Receita de bolo mármore com farinha de alfarroba

Ingredientes:
100 g de margarina
170 g de açúcar
1 colher (sopa) de açúcar baunilhado
3 ovos
100 g de leite
270 g de farinha
2 colheres (sopa) de farinha de alfarroba
 
Preparação:
Junte os primeiros 5 ingredientes numa tigela e bata até estar homogéneo. Junte a farinha e envolva.
Numa forma untada deite metade da massa. À restante junte a alfarroba e misture bem. Deite esta massa por cima da outra e com um garfo vá misturando um pouco. Leve ao forno durante 30-40 minutos.
 
 
Se também quiserem participar neste projeto, basta enviarem um mail para acma.cultura@gmail.com, pois qualquer blogger/youtuber pode participar, mas saibam que aqui não se fala de moda ou beleza, há temas definidos. E também não precisam de participar todos os meses. Aproveitem e sigam a página do facebook do ACMA 

Aqui alguém é alérgico ao cacau?
O que acharam da receita?

35 comentários:

  1. tenho de experimentar fazer este bolo
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Fiquei curiosa em experimentar. Ia me custar muito deixar de comer chocolate - sou apaixonada por chocolate e quando estou naquela fase do mês, sou capaz de comer uma tablete das grandes milka sozinha!!
    Um beijinho,

    Facebook

    VOCHEL

    Instagram

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro chocolate, ia passar as passas do algarve, como se diz :( Mas olha que o bolo parece-me óptimo!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // GANHA UM MEGA CABAZ DE VERÃO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que é horrível! O bolo é mesmo bom!

      Eliminar
  4. Obrigado querida :P
    Ahaha vais nada. Daqui a dias estás de férias :P

    :o Eu não gosto de chocolate portanto todos esses doces com chocolate passavam-me bem ao lado :P Agora quem vai levar esta receita sou eu :o Adoro o travo de alfarroba :D

    NEW DECOR POST | Bed Clothing Makes The DIFFERENCE
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  5. Temos que experimentar! Ainda por cima adoramos chocolate hehe
    Beijinhos**
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  6. Tenho mesmo que experimentar esse bolo.
    Eu sou uma viciadas em doces portanto...

    Beijinhos,
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  7. Nunca tinha ouvido falar em farinha de alfarroba, para ser sincera, muito menos que podia substituir o cacau! Fico feliz que tenhas arranjado uma "solução". Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que experimentar fazer é muito bom! Obrigada!

      Eliminar
  8. Adorei a receita, fiquei mega curiosa para experimentar! :)
    www.styledays.pt

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro doces, especialmente gomas! Fiquei curiosa com essa receita...

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  10. Eu sou mais dependente de cacau do que alérgica.ahahah mas acredito que não deviam ser muito fácil.:p

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. E o meu bolo preferido é de chocolate... adoro! Não deve ser fácil essa alergia
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  12. r: Muito, muito obrigada! É mesmo gratificante ler isso *.*

    ResponderEliminar
  13. I really like you :)
    Happy weekend!

    Can you follow me? I follow you :)
    If you comment my post, I will comment your five posts! :)

    http://www.sandrakopko.com/2017/04/tete-tete.html

    ResponderEliminar
  14. Acho que ser alérgico a cacau deve ser uma das piores alergias possíveis! Não conhecia a farinha de alfarroba, mas fiquei curiosa. Ótimo post!

    Um beijinho,
    Bia do Bookaholic.

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo teu comentário! É muito importante!