That Girl: 7 Erros para NÃO cometer depois de um treino! #GetFit

terça-feira, abril 25

7 Erros para NÃO cometer depois de um treino! #GetFit


GetFit

Mais uma publicação do #GetFit para vocês. Hoje vou trazer-vos alguns erros que não devemos cometer depois de um treino para que, assim, tenhamos, resultados mais rápidos.
Sabemos que está a chegar o verão e queremos resultados rápido mas, muitas vezes, cometemos certos erros que vão fazer com que os resultados sejam mais lentos. 

Volto a reforçar que, para esta rubrica do blog, as dicas que eu dou são baseadas noutros sites e blogs pois não sou nenhuma expert nestes assuntos.

1. Não fazer refeição pós-treino
Não fazer refeição pós-treino está no topo da lista dos erros que a maioria das pessoas comete. Quem treina sabe que ter uma boa alimentação é muito importante e não fazer esta refeição é um grande erro e raramente leva a um corpo magro e definido como todos pretendemos. Em vez disso, o que acontece é uma degradação muscular que é o contrário do que queremos. 

Não comer após o treino pode levar também a cansaço, desorientação e, por vezes, desmaio, devido à queda da glicemia. Leva também a um batimento cardíaco irregular e pode contribuir para a possibilidade de lesões. Por isso, esta refeição deve ser feita no máximo até 45 minutos após o fim do treino. 

Esta refeição deve ser constituída por proteína de alto valor biológico e hidratos de carbono para recuperar e equilibrar o organismo e manter o metabolismo ativo.
A fruta, principalmente a banana, é um bom alimento para a recuperação muscular. Os alimentos ricos em antioxidantes (frutos vermelhos, frutos secos, entre outros) tem um papel importante no estabelecimento do organismo após o esforço. Um batido de proteína, ou um ovo com fruta ou frutos secos são boas opções para depois do treino.


2. Não ingerir alimentos ricos em proteína
Quando fazemos exercício físico, o tecido muscular é danificado, para poder, depois, ser regenerado e crescer novamente maior, mais forte e tonificado. Se, depois do treino, não se ingerir proteína, o músculo não tem como se reconstruir e acabará por perder massa muscular, força e instala-se a flacidez.
É recomendado ingerir depois do treino proteína de boa digestibilidade e absorção fácil como carnes magras ou peixe.


3. Ingerir alimentos ricos em açúcar e gordura
É comum pensar-se que, depois do treino, podemos comer aquele extra que já tínhamos eliminado da dieta mas não se pode fazer isso!
A refeição pós-treino é essencial para potenciar o rendimento desportivo e o facto de se ter treinado, torma ainda mais essencial ingerir uma refeição saudável.
Deve-se apostar, como dito anteriormente, em proteína de elevado valor biológico e hidratos de carbono de rápida absorção.


4. Não alongar no final do treino
A maioria das pessoas não alonga depois do treino mas não alongar pode provocar lesões e dificultar a recuperação muscular após o treino. 
O alongamento no final do treino é essencial para manter as articulações e os músculos saudáveis, prevenir lesões, diminuir o ritmo cardíaco e reduzir o stress. 


5. Esperar pela sede para beber água
A hidratação depois do treino é um passo crucial para um boa recuperação do organismo. Ao esperar pela sede estamos a condicionar o rendimento físico pois a sede já é um sinal de desidratação. 
Beber 1 a 1,5 litros de água por cada hora de exercício e pelo menos 500ml no final do treino.


6. Beber uma bebida energética após o treino
Uma bebida energética, como o Red Bull, não é a melhor solução depois de um treino pois tem, em média, 150 kcal.
Para garantir a recuperação deve-se optar por uma bebida desportiva como a água de coco ou a Powerade, que têm muito menos calorias.
No entanto, entre 30-60 minutos de treino, a bebida ideal é mesmo a água.


7. Descansar logo após o fim do treino
Apesar de o descanso ser fundamental para um bom rendimento, é importante que não seja a primeira atividade depois de terminar o treino, pois a diminuição da frequência cardíaca e respiratória deve ser gradual e o corpo deve continuar ativo para continuar a queimar calorias.
Uma paragem abruta após o treino pode originar tonturas e quebra de tensão

Fonte: Vida Ativa

Sabiam destes erros?
Cometiam algum deles?

32 comentários:

  1. Concordo com todas as coisas! São, de facto, erros que muita gente comete. Bom post! :)
    barbarabaltarejo.blogspot.pt

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  2. Boas dicas!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

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  3. A vontade de ver resultados rápidos é tanta que, por vezes, acabamos por fazer pior. Excelente partilha! É importante estarmos atentos a estas questões, até porque assim evitamos cometer erros desnecessários.

    r: Eu é que agradeço :) espero que gostes*

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  4. Concordo com tudo! Eu tento não cometer nenhum deles :) Beijinhos!

    www.catmorais.com

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  5. obrigada pelo comentário <3
    sem dúvida que são coisas super importantes e que se devem ter sempre em conta :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

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  6. Adorei este post principalmente agora que vou começar com treinos adorei e havia coisa que por acaso não sabia como as refeições pós - treino adorei ehehhehe vai fazendo mais post assim =)
    Redroselovepeaceandwrite.blogspot.pt

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  7. Realmente são erros que se vê muito, especialmente o primeiro!
    Beijinhos, The Fancy Cats

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  8. Praticamos desporto e sabemos o quão importante é fazer as coisas certinhas antes e após o treino.
    Gostamos do post :)
    Beijinhos**
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

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  9. Muito boas dicas! Preciso de começar a seguir algumas.
    Beijinhos:)
    dailyvlife.blogspot.pt

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  10. Olá Melanie, já te estou a seguir, como retribuição podes seguir o meu?

    http://comoumadivaa.blogspot.pt/

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  11. nice post and lovely blog :)
    Kisses,
    Tijana

    http://itsmetijana.blogspot.rs/

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  12. Adorei as tuas dicas, para a próxima já não erro!! :)
    www.styledays.pt

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  13. Aii as bebidas energéticas são a pior coisinha que por aí há!
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

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  14. adooorei a dica, principalmente da agua, o povo acha q tem q hidrata e enche o barrigao e fica morrendo dps hauishauihsuia

    http://phalto.blogspot.com.br/

    Beijo

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  15. Realmente tens aí dicas super importantes .. a verdade é que apetece sempre comer uma guloseima depois do treino e essa é uma altura em que o corpo vai absorver tudo!

    Beijinhos,
    Cláudia
    The Pink Book of Style | Facebook | Instagram

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  16. Ando a cometer dois erros dos que falas-te no final dos treinos, tenho de ter mais atenção a isso.
    Obrigada pelas dicas.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

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  17. Muito obrigado, querida :) Mesmo que seja difícil, o importante é que não percamos o entusiasmo!

    Ótimas dicas. Aqui está, uma vez mais, a origem do foco: o objetivo final. Se realmente estivermos motivados, tudo correr bem!!

    NEW TIPS POST | Mother’s Day Complete and LOW COST Gift Guide!
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

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  18. Boas dicas!
    Realmente são coisas a ter em atenção para não deitar ao lixo o esforço que se faz no treino!

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  19. O meu maior problema é mesmo não beber água, mas estou a melhorar :p

    Beijinhos,
    Daniela**

    Girls Just Wanna Have... | YOUTUBE | FACEBOOK | INSTAGRAM ​​

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  20. Já conhecia alguns desses erros, mas confesso que também já os cometi xD
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

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  21. bons conselhos e dicas
    http://retromaggie.blogspot.pt/

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  22. Que bons conselhos. Confesso que depois do treino só quero é descansar :))

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  23. Ótimas dicas!

    http://myfashionsenseblog.blogspot.pt/

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  24. Que post interessante ahah , fico feliz por não cometer estes erros :P
    Xo ,Sabi
    http://sabi-diary.blogspot.pt

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  25. Interesting post! Have a lovely Day! 🌷🌷🌷

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Muito obrigada pelo teu comentário! É muito importante!