That Girl: 10 Dicas Para Uma Alimentação Saudável! #GetFit

quarta-feira, fevereiro 22

10 Dicas Para Uma Alimentação Saudável! #GetFit


Dicas


É nesta altura do ano que desejamos ter um corpo "no ponto" para o verão e nem sempre gostamos daquilo que vemos quando nos olhamos ao espelho. Por isso mesmo, hoje vou-vos dar algumas dicas de como podemos ter uma alimentação saudável. Eu não sou nenhuma expert nisto mas como eu quero começar a ter uma alimentação mais saudável e começar a trabalhar o meu corpo para gostar daquilo que vejo ao espelho.

Decidi criar o #GetFit aqui para o blog para dar algumas dicas de como podemos ter uma vida mais saudável e de, quando nos olharmos ao espelho, gostarmos do que vemos! E como é para todos nós gostava de vos perguntar: o que é que gostavam de ver aqui no #GetFit? Vamos lá então ver algumas dicas! Reforço que fui à internet buscar estas dicas!

1. Tomar o pequeno almoçoPodemos achar que o facto de saltarmos refeições é bom porque quanto menos comermos melhor e, então, a refeição que mais saltamos é o pequeno almoço mas acreditem, é um grande erro. Sendo a primeira refeição do dia é necessária para carregar energias e para enfrentarmos o dia em grande.O pequeno almoço deve incluir cereais, leite meio-gordo ou magro e fruta.

2. Fazer 4 a 5 refeições por diaPassar muito tempo sem comer é algo que nunca devemos fazer pois quando formos comer vamos comer o dobro daquilo que necessitamos. Vamos comer aquilo que precisamos de comer e não precisamos. Ou seja, o ideal é fazermos entre 4 a 5 refeições por dia. Não podemos exagerar nestas refeições claro.
Podemos fazer snacks com fruta, comer um iogurte, batidos com leite meio gordo ou magro e algumas nozes ou sementes.

3. HidrataçãoÉ muito importante bebermos água. Devemos ingerir água em quantidades adequadas e deve ser consumida ao longo do dia para irmos hidratando o organismo.
A quantidade recomendada de água por dia é de 1,5 a 3 litros. 

4. Consumir peixe e carnes brancasO peixe e a carne são ótimas fontes de proteínas e, por isso, deve ser consumido na alimentação diária. Devemos optar por carnes brancas como o peru, o frango e o coelho.
5. Reduzir no açúcarIsto pode parecer muito cliché mas eu tenho vindo a reduzir no açúcar e tenho notado mesmo muita diferença. Tenho bebido café sem açúcar, o chá é sem açúcar e reduzo no açúcar sempre que faço algum bolo. Podemos reduzir o açúcar utilizando stevia pois este é um adoçante saudável; não tem calorias; não é tóxica e podem ver muitos outros benefícios na internet. Eu já uso stevia e nota-se bastante a diferença e é muito mais doce que o açúcar normal.

6. Reduzir no salJá que estamos a falar em reduções, falemos no reduzir no sal. É algo mesmo muito importante para a nossa saúde pois o sal faz-nos reter mais liquidos (ficamos com aquele pele de casca de laranja na coxa), faz mal à tensão e ao colestrol. O ideal era reduzirmos o sal para menos de 6g por dia. Podemos substituir o sal por ervas aromáticas.
7. Incluir sopa na refeiçãoDevido ao alto teor de vegetais, a sopa fornece uma grande quantidade de vitaminas e minerais. Tem benefícios nos níveis sanguíneos de colestrol e na glicémia e ajuda o trânsito intestinal. 

Devemos substituir a batata por chuchu e não devemos incluir mais de 4 legumes e nunca se pode juntar cenoura e abóbora pois são as duas muito doces e iria estragar a nossa alimentação saudável. Ou colocamos cenoura ou a abóbora.

8. Preferir alimentos com pouca gordura Acho que isto não precisa de muitas explicações mas, uma sugestão: prefiram grelhados (pois fazem muito bem) a fritos. E comecem a consumir batatas fritas para forno e não façam batatas fritas no óleo. Agora já há batatas para colocarmos no forno e são muito mais saudáveis.

9. Escolher alimentos ricos em fibraOs alimentos integrais proporcionam maior saciedade e contêm mais vitaminas, sais minerais e fibra, que as variedades refinadas.
Os cereais, o pão, a massa e o arroz integrais, bem como as leguminosas e os produtos hortícolas são importantes fontes de fibra e devem ser incluídos na nossa alimentação diária.


10. Atenção às porporçõesAs porções maiores encorajam-nos a comer mais, quando geralmente não precisamos do excesso de calorias.
Temos que ter particular atenção a este facto quando comemos fora, evitando sempre comer mais do que o necessário.


                           Têm alguma dica a acrescentar?

                             O que acham deste #GetFit? 

28 comentários:

  1. Não sei se sou capaz de seguir essas dicas, mas que a imagem me deixa com água na boca deixa xD
    Beijinho**

    https://tinygirlreviews.wordpress.com

    ResponderEliminar
  2. Excelentes dicas! Tento cumprir a maior parte delas

    ResponderEliminar
  3. Acredites ou não, reduzir o açúcar é sem dúvida a mais difícil para mim! Adoro doces e ainda não consigo controlar aqueles pecadinhos da semana :p

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
  4. Excelente post :)
    Ja ha algum tempo que pratico todas estas dicas e o meu organismo agradece :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  5. Olá, tudo bom?
    Adorei as dicas! São perfeitas para alimentação saudável com certeza ^^ Porém, difíceis de seguir, pelo menos pra mim, uma pessoa q ama doces e gorduras hihihi
    bjs

    Blog: Skull Minds | Twitter | Tumblr | Pinterest | WeHeartIt | Instagram
    Snap: maisaindia

    ResponderEliminar
  6. Adorei as dicas =)
    Beijinhos**

    http://anaandstyle.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Acredita adorei cada dica tua
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Adorei as dicas! Concordo plenamente, é super necessário ter sempre um pequeno almoço completo e tomado calmamente <3
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Giveaway choker a decorrer

    ResponderEliminar
  9. O que mais me custa, principalmente no Inverno, é sem dúvida a quantidade de água.

    ResponderEliminar
  10. Cá em casa fazemos isso tudo e a verdade é que são excelentes sugestões :) A única dica que tu deste e na qual às vezes me descuido é a da hidratação e às vezes bebo menos água do que devia!

    Beijinhos <3
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Sigo todas com exceção da do açucar. CUsta-me tanto...

    ResponderEliminar
  12. Só ótimas dicas, adorava conseguir cumprir todas, tenho de me esforçar mais.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Acertaste nos pontinhos todos mas há muitos que eu não faço. Tenho de mudar isso na minha vida. Muito bem construído este post:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Ohn, a sério?! :') Não sabia que tínhamos isso em comum!
    Obrigado querida <3

    Que ótimas dicas. :D Por acaso tenho imenso cuidado com a alimentação :D

    NEW DECOR POST | Modern Decor: General Tips For an Amazing Home.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  15. Estava a ler estas dicas e a pensar que, por norma, até as sigo. Mas depois dão-me ataques incontroláveis de gula e estrago tudo!

    ResponderEliminar
  16. Esqueceste-te do aspeto mais importante para uma alimentação mais saudável: a força de vontade. Sem ela, não dá para reduzir açúcar, sal, etc. Outra dica importante: comer fruta antes das refeições :)
    barbarabaltarejo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. Adorei as dicas!! :D Beijinho
    http://omundodajesse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. óptimos conselhos!
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Optimas dicas, eu só queria conseguir seguir isso à risca haha mas o chocolate chama por mim!

    beijinhos 💌 http://mctbeauty.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. Adorei as tuas dicas, eu sigo umas bastante semelhantes e dou-me muito bem! :)
    Style Days Blog

    ResponderEliminar
  21. Adorei as dicas, eu bem que tento mas peixe não sou grande fã e os doces são tão bons xD kiss^^

    Patsilvarte
    Saco Surpresa

    ResponderEliminar
  22. Fazem todo o sentido :) é isso tudo e ir ao ginásio!

    ResponderEliminar
  23. O meu problema são, sem dúvida, as proporções. Ás vezes tenho mais apetite do que aquilo que devia!
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo teu comentário! É muito importante!