That Girl: À conversa com: Cátia Grenho

sexta-feira, janeiro 13

À conversa com: Cátia Grenho


Para a entrevista de hoje, não trago uma blogger mas sim uma escritora. Provavelmente muitos de vocês não a conhecem mas ela faz um excelente trabalho com os seus livros.
A Cátia já tem 4 livros, venceu o prémio do Wattpad, Wattys, na categoria Edição de Colecionador, em 2016 e tirou o curso de Marketing. Esta nossa escritora mora em Faro mas nasceu em Évora e é um doce de rapariga! Para quem quiser dar um saltinho no seu site oficial fica aqui e o perfil dela no Wattpad é este
Vamos lá conhecer um pouco mais da Cátia!

1- Quando surgiu o gosto pela escrita? 
Não tenho uma resposta concreta. Sei que sempre tive uma imaginação muito fértil, mas ficava-me por imaginar a olhar o vazio. A primeira vez que decidi passar para o papel, teria uns 13 ou 14 anos. Era inspirado em Harry Potter e Uma Aventura, infelizmente o meu computador teve problemas e perdi as 150 páginas que tinha. Fiquei com trauma. Só voltei a escrever aos 16 anos, textos isolados para o meu blog Letras & Traços. 

2- Costumas escrever em algum sítio específico?
Gosto de usar a secretária do quarto, ou a mesa da sala se estiver sozinha em casa.  

3- Em que te inspiras? Há alguém que te inspira?Inspiro-me em tudo e do nada. Um diálogo que oiço ao andar na rua. Uma música que passa no Spotify. Um pôr-do-sol, uma mensagem. Acho que é nas coisas inesperadas e simples que encontras a magia necessária para criar algo.
4- Como consegues conciliar os livros com o resto do trabalho?
É complicado. Não vou dizer que ser-se escritor é um trabalho de sonho. Tem as suas coisas más, que consegues suportar pela motivação e orgulho que as boas te dão. Há uns meses andava a dormir três horas por noite para garantir a escrita, trabalhos editoriais e acordar às 03h da manhã para ir trabalhar. Foi esgotante. 

5- Há quanto tempo escreves?
Desde os 13 ou 14. Mas o primeiro livro completo escrevi com 21. 

6- Tens algum ritual antes de começares a escrever?
Música e café. Fico uns quinze minutos só a ouvir música para entrar no clima. (Sou estranha, eu sei. ahah)

7- O que tens de ter sempre à mão?
Café. É inevitável. O meu corpo já não funciona sem cafeina. E telemóvel. Sou vicianda em Instagram e quotes porque todas elas me inspiram de certo modo para construir a personalidade de um personagem. 
 
8- O que costumas fazer quando chegas a casa?
Comer. ahah Normalmente chego sempre com fome. 

9- Gostas mais de escrever de manhã ou à noite?
Noite. Sem sombra de dúvida. Costumo dizer que é no silêncio da madrugada que a inspiração e a critividade falam mais alto. 

10- Além de escreveres livros qual é o teu hobbie?
Faço trabalhos editoriais e desenho croquis de moda.

11- Gostavas de fazer da escrita uma profissão a tempo inteiro?
Claro! Quem não gostaria de ganhar a vida a fazer o que gosta? Mas não é a única profissão que gostaria de ter a tempo inteiro. 

12- Preferes filmes em casa ou no cinema?
Depende. Está a chover? 

13- Como é a tua casa de sonho?
Sou um bocado bipolar. Aceitaria uma casa simples e modesta, com camas de redes na sala e na varanda ou jardim num destino paradisiaco, mas também uma casa moderna, com cozinha e casa de banho do melhor possível (meus pontos fracos numa casa) numa cidade metropolitana com aeroporto. (hábito de morar há 6 anos numa cidade com aeroporto) 

14- Como te imaginas daqui a 10 anos?
NYTimes Bestseller na estreia de mais uma adaptação cinematográfica de uma obra minha! Não costumam dizer que são os sonhos que comandam a vida? Eu sonho muito. 

15- Quais são os teus sonhos?
Ter os meus livros traduzidos e espalhados pelo mundo. Direitos vendidos para produtoras de Hollywood (aceito Netflix com todo o gosto), viajar pelo mundo. Aborreço-me facilmente, se estiver sempre a saltar de um lado para o outro fica fácil. Também gostava de criar uma editora. 

16- Estás a pensar em mandar algum livro para alguma editora?
Já mandei para várias. Infelizmente quase todas as nossas editoras em Portugal cobram para publicar. Espero um dia ter a oportunidade de ser publicada por uma editora que olhe também pelos autores e não apenas para o lucro que espera receber primeiramente do autor para publicar os seus trabalhos. 

17- Cidade eleita para viver?
Londres, Toronto, San Francisco, New Orleans... 

18- Se fosses rainha e Portugal o teu reino, o que mudavas?
Posso responder tudo? Porque eu mudaria literalmente tudo. Este país precisa de uma limpeza de verão para entrar no caminho certo. Começaria por definir que a Educação era totalmente gratuita, motivados obviamente por notas de acesso, mas sem limite de vagas. Cursos, apoios, o que fosse necessário para que todos tenham as mesmas oportunidades. Os jovens são o dia de amanhã. Se não regares devidamente uma árvore, ela não te dará bom fruto na época devida. 

19- O que gostarias de dizer aos teu leitores?
O que digo sempre e nunca é demais: Nunca desistam dos vossos sonhos. Todos eles são possíveis por mais impossíveis que pareçam. Lutem por aquilo que vos faz feliz independentemente do que outros digam. Se seguirem o vosso caminho, encontrarão outros iguais a vocês ao longo da jornada. Sejam felizes!

20- O que diz o teu coração?
Que devemos viver a vida, criar memórias e não nos arrependermos de nada. Ainda tenho um longo caminho pela frente, mas chego lá. 

O que dizem sobre a Cátia?
Já a conheciam?

16 comentários:

  1. Posso dizer que não conhecia mas adorei conhecer um pouco mais sobre ela
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Por acaso não conheço a Cátia, vou espreitar o trabalho dela!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  3. Não a conheço, mas achei a entrevista bem interessante! Tenha um ótimo ano <3 https://universodecifrado.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Não a conhecia, mas achei algumas das respostas bastante interessantes.
    dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia a Cátia, mas tenho muitas parecenças com ela, aparentemente. Também escrevo e adorava criar a minha própria editora (como ela diz, sonhos); espero que tanto ela quanto eu o consigamos fazer!

    Ainda não li nenhuma das histórias delas no Wattpad, mas agora que a apresentaste vou lá dar um saltinho!

    Beijinho, Patrícia

    http://primavera-estacional.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela é espetacular e os livros também!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Não conhecia, mas gostei da entrevista :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Realmente não a conhecia, mas fiquei curiosa para ler as histórias dela!
    Gostei muito da entrevista :D

    Beijinhos,
    https://moonlightfelicitydestin.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Nunca tinha ouvido falar dela :o
    Boa escolha, é sempre bom divulgar quem merece!

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo teu comentário! É muito importante!