That Girl: 10 dicas para te manteres organizada na escola!

segunda-feira, outubro 12

10 dicas para te manteres organizada na escola!



Se vocês são como eu adoram estar organizadas e precisam disso mas muitas vezes não têm ideias para se manterem organizadas e acabam por se esquecer de muita coisa! Eu fiz uma pequena busca no Pinterest e encontrei estas ideias que, acreditem, são muito úteis, têm-me ajudado bastante!

1. Horário em sítio visível!
O mais importante de tudo é teres o teu horário bem à vista para que não te esqueças de nenhuma aula porque muitas vezes a nossa cabeça prega-nos partidas e quando pensamos que decoramos o horário, escapa-nos sempre qualquer coisa!

2. Calendário!
Outra coisa que convém teres à vista é o calendário com os meses. Se preferires faz como eu fiz. Procura na internet cada mês do ano e imprime separados. Numa capa de cartão, sem ser de argolas, corta a parte onde pões as folhas, fura o calendário e no final cola a capa na parede. Sempre que precisares está lá. Risca também os dias que já passaram e assinala os dias mais importantes e quando tens testes.

3. Calendário dos testes!
Isto também é das coisas mais importantes que tens de ter no teu quarto se queres estar organizada. Em vez de ires à net buscar um calendário com os meses e os dias e basta pores lá a disciplina, faz o que eu fiz. No word cria uma tabela com quatro colunas e várias linhas. Nas quatro colunas coloca o dia do teste, o mês, a disciplina e a nota. Além de saberes o dia vais poder visualizar a nota e saber que tens de subir ou manter! Tenta colocar os testes por ordem de data.

4. Para fazer/Feito trabalhos!
Isto é só das melhores coisas que podes ter. Basta ires ao word e criares uma tabela com três colunas para o "Para fazer". Nessas três colunas colocas a data limite da entrega do trabalho, a disciplina e o trabalho que tens de fazer. Ao lado, faz outra tabela para o "Feito". Nesta tabela tens de ter cinco colunas para colocares a data limite, a disciplina, o tipo de trabalho, quando fizeste e a data em que acabaste e, por último, em que dia entregaste e a nota que obtiveste. Vai-te ajudar a organizar os trabalhos que tens para fazer e os que já fizeste. E, além disso, podes ver a nota.

5. Quadro autocolante!
Agora, há à venda uns autocolantes que são uma espécie de quadro de giz e vai-te ser útil. Cola-o num sítio onde possas ver, por exemplo, na tua secretária. Lá podes escrever alguma coisa que não te possas esquecer, datas, algo de última hora, trabalhos de casa, se precisares, ou até mesmo frases de motivação. Eu tenho um e já me ajudou imenso. Sou bastante esquecida e aquilo ajuda-me a relembrar.

6. Manuais e cadernos juntos!
Quando estás a colocar tudo na mochila para o dia seguinte, nunca te aconteceu levares o caderno porque ele estava no sítio errado, pois estava ao lado do manual de história e, afinal, era o caderno de português? Isso já me aconteceu e foi aí que comecei a colocar os cadernos ao lado dos respetivos manuais. Nunca mais me aconteceu.

7. Tem uma agenda sempre contigo!
Tenta ter uma agenda escolar sempre contigo. Sempre que estás fora de casa e precisas de apontar algum evento convém teres uma agenda contigo e saber se tens testes perto ou não. Se tiveres, teste na segunda e o evento for no sábado, se calhar, ficarias em casa a estudar no sábado e saias no domingo para espairecer. Nunca deves estudar muito nas vésperas!

8. Faz um plano de estudo!
Fazeres um plano de estudo ajuda-te imenso. É fácil de fazeres. Pega numa folha e divide-a pelos dias da semana, todos menos o domingo! Pega no teu horário e consoante as horas que saíres e chegas a casa, começas a estudar. Por exemplo, na quarta as tuas aulas acabam as 13:05h mas só chegas a casa por volta das 14h, então o teu horário de estudo pode começar às 15:00h ou 15:30h. Estuda uma disciplina por uma hora e faz um intervalo de dez minutos. Vais estudar muito mais e não te cansas tanto.

9. Tem uma capa só para os teus resumos!
Se fazes resumos para cada disciplina arranja uma capa de argolas e separadores de cores diferentes. Nos separadores escreve o nome das tuas disciplinas. À medida que vais fazendo os resumos, coloca-os na capa. Saberás onde estão e estarão muito mais organizados!

10. Motivation cup
Esta não é bem uma dica de organização mas também te ajuda muito durante o estudo. Arranja um copo de plástico e várias tiras de cartão. Nas tiras de cartão escreve uma coisa que gostes de fazer. Por exemplo, tens dez tiras e gostas de cantar, dançar, ouvir música, ler, escrever, etc, então em cada tira escreve "10 minutos para cantar"; "10 minutos para dançar"; "10 minutos para ouvir música"; etc, até podes ter um a dizer "10 minutos sem fazer nada". Vira o que está escrito para o copo para que não consigas ver o que está escrito. Quando estiveres aborrecida a estudar e precisares de motivação, tiras uma tira e fazes o que lá está. Vais ficar mais motivada e pronta para voltar ao estudo!


Têm alguma ideia a acrescentar?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo teu comentário! É muito importante!